Como escolher qual carreira seguir

Com certeza você já ficou em dúvida ou ainda está sobre como escolher qual carreira seguir, quais são os meios que mais satisfazem e dão mais rendas e como engrenar nessas respectivas carreiras.

São muitos os fatores que devem ser analisados antes mesmo de decidir qual será o seu futuro trabalho, ou melhor a sua futura carreira, isto porque, trabalhar exige competência, confiança, credibilidade e muita força de vontade.

Desta maneira, é necessário que o serviço que você for exercer, seja um trabalho que você ame, pois, ninguém merece trabalhar com o que não gosta e muito menos, se esforçar para alcançar metas que não te darão nenhum tipo de benefício.

No entanto, para mostrar a você como escolher qual carreira seguir, elaborei este artigo e nele trago algumas dicas para que você consiga determinar a sua futura carreira.

Veja dicas de como escolher qual carreira seguir

como-escolher-qual-carreira-seguir-blog-carreiras-em-alta-alexsandro-nascimento-coach1

Todo mundo sabe que toda escolha envolve certo grau de risco, no caso da escolha profissional, isso acontece porque não é possível você experimentar uma carreira antes de cursar a sua graduação.

Porém, a escolha da profissão não deve ser baseada em um simples teste vocacional, muitas vezes esses testes não informam a realidade, por mais que informam algumas características e habilidades, eles falham.

Focado neste assunto, confira agora algumas dicas para você conseguir escolher qual carreira seguir. Espero que essas dicas sejam úteis nos seus próximos anos:

  • Faça um amplo processo de pesquisas sobre você mesmo:

O que você pode fazer para diminuir este risco é realizar um amplo processo de pesquisas sobre você e sobre toda a sua história, seus valores e seus interesses.

Comece resgatando a sua história pessoal, os fatos que marcaram de verdade a sua vida, os fatos que você considera como importantes para o seu jeito de ser, os momentos e as maneiras como você reagiu diante de importantes escolhas, os seus interesses escolares, analise também como foi que esses interesses se desenvolveram até hoje e reveja os temas que você mais se interessou durante todos os seus anos.

  • Reveja as suas características de personalidade:

Neste passo, você deve rever como costuma reagir diante de diferentes situações, como é que você estabelece e o que você mais valoriza nas suas relações pessoais e em suas amizades.

Reveja também, quais são os elementos com os quais você mais se preocupa e quais são as habilidades que você tem desenvolvido com mais frequência até hoje.

No decorrer de nossa vida, as pessoas se envolvem com diferentes áreas de conhecimento e se movimentam para alcançar certas habilidades, portanto, você também deve pensar nisso e ver quais maneiras vai precisar mudar ou construir em si, para alcançar as suas próprias habilidades.

  • Saiba que o ser humano nunca será completamente perfeito e pronto para tudo:

Todas as pessoas vão se modificando e se construindo com o passar do tempo para conseguirem alcançar suas metas.

Por exemplo, no momento que você começa a frequentar uma graduação você começa a notar que ela não só da à você a chance de conhecer a área, mas também auxilia no desenvolvimento de suas atitudes e habilidades para que você consiga executar o trabalho.

Depois de refletir sobre essas 3 dicas e começar a pensar sobre a sua profissão, você conseguirá decidir com mais facilidade qual carreira seguir de maneira mais segura e eficaz.

Além dessas dicas, vale a pena dizer ainda, que o seu autoconhecimento é completamente importante, pois através dele você pensará em todos os acontecimentos importantes e não importantes de sua vida toda.

E através dele, você conseguira também, tirar uma base sobre as coisas que você mais gosta ou não, o que te faz sentir bem e o que você sente mais prazer em fazer.

As pessoas se constroem através das relações sociais, no entanto, pesquisar sobre você, os seus valores, estilos e gostos, com seus amigos, e familiares é um excelente opção.

Você precisa sempre estar se analisando e vendo quais são as coisas e habilidades no mercado de trabalho que mais marcam a sua vida e chamam a sua atenção.

Visto tais observações, espero que tenha ficado claro para você que escolher qual carreira seguir é uma missão que você deve começa-la logo no inicio de sua vida adulta.

Se você quer definitivamente ter clareza na sua carreira clique aqui e agende uma sessão online comigo para aprofundarmos um pouco mais sobre isso, certo?

Nos vemos lá!

Abraços!

Alexsandro Nascimento
Mentor e COACH de Carreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *